11/17/07

Diversificando - Aquecimento global e a irresponsabilidade do ser humano.

Está nas manchetes. E aqui enfatizo como advertência:
.
G1 da Globo.com - 17/11/2007 - 11h32 - Atualizado em 17/11/2007 - 13h22 Mudanças na Amazônia são aterrorizantes, diz ONU. - Declaração foi feita por secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em evento na Espanha.
Ki-moon defende busca de novas formas de consumo e indústrias não-poluentes.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou neste sábado (17) que "tesouros" da Terra estão sendo ameaçados pelas mudanças climáticas, citando a Antártida, as geleiras de Torres del Paine e a Amazônia. “As mudanças nessas regiões são tão aterrorizantes quanto as de filmes de ficção científica. São ainda mais [aterrorizantes] porque são reais”, continuou.
Se nenhuma medida for tomada, diz o relatório, parte da floresta amazônica vai virar cerrado até o fim do século, e o sertão nordestino vai virar um deserto.
... ... ...
Ki-moon observou que um dos aspectos cruciais do relatório dos cientistas é que a mudança climática afetará muito especialmente os países em desenvolvimento e apontou que o degelo das geleiras provocará inundações nas zonas montanhosas e escassez de água na Ásia meridional e na América do Sul. "A mudança do tempo e das temperaturas pode fazer os países em desenvolvimento retrocederem para o poço da pobreza e desfazer muitos dos progressos", disse o principal responsável da ONU. Ban alertou que a resposta à mudança climática não será eficaz se forem sacrificados outros objetivos, entre eles a erradicação da pobreza. Segundo o relatório divulgado neste sábado, o nível dos oceanos subiu 1,8 milímetro ao ano desde 1961 -- a partir de 1993, o ritmo passou a 3,1 milímetro por ano. As calotas polares e as geleiras, por sua vez, estão derretendo mais rápido, enquanto as tempestades estão mais fortes e mais freqüentes. O documento confirma que as causas são humanas: a emissão de gases que provocam o efeito estufa aumentou 70% desde 1970. A principal fonte é a queima de combustíveis fósseis, mas a agricultura e a pecuária também contribuem. Nas próximas duas décadas, diz o relatório, a temperatura deve continuar subindo em média 0,2 grau por ano. Por isso, os cientistas recomendam mais eficiência no uso da energia pelas indústrias, pelos prédios e casas, além de mais eficiência no consumo feito pelos automóveis. Entre as alternativas que podem ser usadas para diminuir as emissões estão a energia solar e até a nuclear, que é limpa em termos de emissões de gases.
Leia a íntegra do texto aqui.
.
Portugal Diário-2007/11/08 17:47 - Subida do mar ameaça costa africana.
70 milhões correm o risco de fome em 2080, como resultado do aquecimento global.
A costa Africana está perante a ameaça cada vez mais real de erosão face à subida do nível do mar, provocada pelas alterações climáticas, segundo afirmou esta quinta-feira o director do Programa ambiental das Nações Unidas, citado pela Reuters.
Achim Steiner, director executivo da UNEP, disse em conferência de imprensa que estruturas portuárias, refinarias e propriedades privadas estão em processo de degradação como resultado do aquecimento global.
«Algumas projecções do Painel Intergovernamental das Alterações Climáticas apontavam que o aquecimento global poderia afectar um terço da costa africana até ao final deste século, porque sabemos que o nível do mar está a subir entre 20 a 60 centímetros», revelou Steiner.
Segundo Steiner, os efeitos do aquecimento global, nomeadamente o degelo dos glaciares, estão a ser analisados pelo painel intergovernamental, associando esta premissa aos riscos causados por mão humana.
Os cientistas acreditam que África irá sofrer mais se o planeta falhar no combate contra o aquecimento global, com partes do continente a deixar de ser habitável ou cultivável.
Em Setembro, o conselheiro científico do governo britânico, David King, afirmou que as alterações climáticas, se não forem monitorizadas, levarão ao pior cenário em África e a inundações ao longo de grande parte da costa.
David King prevê que 70 milhões de africanos correm o risco de fome em 2080, como resultado do aquecimento global.
.
Jornal O Estado de São Paulo - sábado, 17 de novembro de 2007, 09:29: 'Amazônia está sufocando', afirma Ban Ki-moon.
Pablo Uchoa - BBC - Enviado especial a Valência (Espanha) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse neste sábado que a Amazônia esta "sufocando", ao encerrar a reunião do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), em Valência. A uma plenária de centenas de representantes de diversos países, o secretário contou o que viu em sua recente viagem a América do Sul, que incluiu a floresta tropical brasileira. "Na Amazônia, vi como a floresta, o 'pulmão da terra' está sufocando. O Brasil está fazendo avanços sérios no combate ao desmatamento e promovendo o gerenciamento sustentável da floresta. Mas o governo teme que o aquecimento global já esteja minando estes esforços", afirmou Ban. "Se a previsão mais forte do grupo (IPCC) se tornar realidade, grande parte da selva amazônica se transformará em savana."
... ...
Leia a íntegra do texto aqui.
.
Do arquivo do ForEver PEMBA.

A "conta" virá !... Suportaremos o "preço" ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Aviso:
- O comentário precisa ter relação com o assunto;
- Spams serão deletados sumariamente;
- Para deixar sua URL comente com OpenID;
- Backlinks são automáticos.
Obs: os comentários não refletem as opiniões do editor.